GERENCIAMENTO DE RISCO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS – COMO ELABORAR O MAPA E A MATRIZ DE RISCOS

Workshop: trabalhos em grupos com casos práticos - Passo a passo para a elaboração do mapa e da matriz de riscos

De acordo com as orientações do TCU e boas práticas

Rio de Janeiro/RJ

15 E 16 • JULHO • 2019

cidade

Qual é o assunto?

A gestão de riscos é hoje uma exigência normativa e representa mecanismo efetivo para minimizar imprevistos e lidar com suas consequências, diminuir desperdícios e garantir eficiência. Leis e normativas sobre contratação pública colocam o gerenciamento de riscos como etapa fundamental e obrigatória. É o que preveem, por exemplo, a Lei nº 13.303/2016 e a IN nº 05/2017. Essa diretriz tem sido reiterada pelo TCU e por outras instâncias de controle, como a CGU.

Para implementar a gestão de riscos é necessário envolver as áreas e os agentes de planejamento e julgamento da licitação, bem como de execução do contrato. Leis, normativas e o TCU estão exigindo do agente público ações relativas a planejar, julgar e gerir os contratos sob a perspectiva do risco. Você está pronto para isso?

Afinal, como elaborar o mapa e a matriz de riscos e quais os respectivos conteúdos? Como identificar e tratar o risco? Quais são as metodologias de controle e a resposta ao risco mais adotadas atualmente? Em quais contratos são obrigatórias? Qual a diferença entre mapa e matriz de riscos? É possível implementar gestão de riscos nas contratações formalizadas pela Lei nº 8.666/1993?

Responderemos a essas e outras questões neste Seminário. Vamos unir a teoria e a prática da gestão de riscos, direcionando-a para a realidade da contratação pública – etapas, fluxos e objetos específicos. Entenda a importância da gestão de riscos, domine instrumentos e mecanismos para a elaboração do mapa e da matriz de riscos e exercite o conhecimento em um workshop com casos práticos.

O curso foi estruturado para toda a Administração Pública, seguindo também o referencial previsto na Lei nº 13.303/2016 e na IN nº 05/2017 da SEGES/MP, com foco nas orientações do TCU.

Venha se preparar para dar conta de mais esse desafio!

Esta capacitação permitirá a você

Quem deve participar?

Gestor, administrador, ordenador de despesa, pregoeiro e membros das equipes de apoio, integrantes de comissões de licitação, fiscal e gestor dos contratos, assessores e procuradores jurídicos, advogados, auditores, profissionais do departamento de compras e de controles interno e externo.

Programação

Carga Horária

16

horas

Carga horária

8h30 às 12h30

14h às 18h

Dias para o evento

15/07 e 16/07

Segunda e terça

Realização do evento

Credenciamento

15

Julho

Credenciamento

7h30 às 8h30

Coffee Break

Coffee Break

10h e 16h00

Almoço

Almoço

12h30

Destaques do programa:

Workshop: exercício com trabalhos em grupos para a estruturação do mapa de riscos da IN nº 05/2017 para serviço contínuo e matriz de riscos - passo a passo para a elaboração de mapa e matriz de riscos por meio de casos práticos

Conteúdo completo

Professores

Professor Rodrigo Pironti Aguirre de Castro

Pós-Doutor em Direito pela U. Complutense de Madrid, Espanha. Doutor em Direito Econômico pela PUCPR. Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR. Professor. Autor de várias obras e artigos jurídicos. Conferencista em âmbito nacional e internacional. Advogado e sócio da banca Pironti Advogados.

Professor Ricardo Alexandre Sampaio

Advogado. Consultor na área de licitações e contratos. Foi Diretor Técnico da Consultoria Zênite. Integrante da Coordenação Editorial e da Equipe de Redação da Revista Zênite ILC – Informativo de Licitações e Contratos. Colaborador da obra Lei de licitações e contratos anotada (6. ed. Zênite, 2005). Autor de diversos artigos jurídicos.

Depoimentos

Curso além da expectativa. Sanou dúvidas que há muito perduravam. Pretendo fazer outros cursos com certeza.

Camila Luiza Pinheiro

Correios

Participante do Seminário "Gerenciamento de risco nas contratações públicas – Como elaborar o mapa e a matriz de riscos", realizado nos dias 28 de setembro de 2015 a 30 de setembro de 2015, em São Paulo

O palestrante, a organização do evento e o material didático, na minha opinião, são de excelente qualidade e superou minhas expectativas

Caroline Massami Oshima

CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos

Participante do Seminário "Obras e Serviços De Engenharia - Do Planejamento E Julgamento Da Licitação Até A Fiscalização Dos Contratos", realizado nos dias 26 de outubro de 2015 a 27 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro

Evento extremamente bem organizado com conteúdo e palestrantes atualizados.

Alexandre Mota Köbe

Procuradoria Regional da República da 4ª Região

Participante do Seminário "Os Grandes Problemas Enfrentados No Julgamento Das Licitações - Como Evitar, Como Solucionar E As Orientações Do TCU", realizado nos dias 28 de setembro de 2015 a 30 de setembro de 2015, em Porto Alegre

O curso (seminário) foi bastante satisfatório e enriquecedor trazendo novidades e contribuindo para a atuação nos processos llicitatórios.

Valtécio Silva Andrade

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia

Participante do Seminário "Como Elaborar a Planilha de Formação de Preços da IN Nº 02/08 e como Julgar a Licitação para a Contratação dos Serviços Contínuos", realizado nos dias 30 de novembro de 2015 a 03 de dezembro de 2015, em Salvador

Profissionalismo exemplar que certamente contribui para o aperfeiçoamento do serviço público no Brasil

Raphael Henrique de Sá Pereira

Tribunal Regional Eleitoral

Participante do Seminário "Como Elaborar a Planilha de Formação de Preços da IN Nº 02/08 e Como Julgar a Licitação para a Contratação dos Serviços Contínuos", realizado nos dias 30 de novembro de 2015 a 03 de dezembro de 2015, em Vitória

Investimento

R$ 3.940,00

* Pasta, estojo com caneta, lapiseira, borracha, caneta marca-texto e bloco de anotações

** O certificado será entregue ao final do curso. O percentual da frequência constará no certificado de acordo com as listas de presença assinadas no Seminário. Todos os dias, haverá duas listas: uma de manhã, e outra, à tarde.

A cada 4 inscrições neste Seminário, efetuadas pelo mesmo órgão e vinculadas à mesma fonte pagadora, a Zênite concederá cortesia para uma quinta inscrição.

Quero participar!

Pagamento

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado em nome de ZÊNITE INFORMAÇÃO E CONSULTORIA S.A., CNPJ 86.781.069/0001-15, em um dos seguintes bancos credenciados:

Banco do Brasil Ag. 3041-4 • c/c 84229-X
Caixa Econômica Ag. 1525-3 • c/c 1566-2
Banco Santander Ag. 3837 • c/c 130017258
Banco Itaú Ag. 3833 • c/c 63040-7

Onde será?

PRODIGY HOTELS & RESORTS

Av. Almirante Sílvio de Noronha, 365 • Rio de Janeiro/RJ

Fone: (21) 3478-4100 / 0800-600-8088

Apto. SGL/LUXO

R$ 299,00* + 5% ISS

(café da manhã incluído)

Apto. DBL/STD

R$ 329,00* + 5% ISS

(café da manhã incluído)

* Se optar pelo hotel de realização do evento, informe no ato da reserva que é participante do curso da Zênite pra garantir o preço especial. Apartamentos sujeitos à disponibilidade.

* O hotel trabalha com tarifas flutuantes, o que poderá implicar em tarifário menor na época da realização do Seminário.

Interessado?

PDF

Acesse o conteúdo completo do evento fazendo o download do PDF.

Baixar PDF
PDF

Conhece alguém que gostaria de participar desta capacitação?

Indique a um amigo
PDF

Baixe uma proposta para participar do evento e agilizar o processo de contratação!

Baixar proposta
PDF

Cadastre-se e reserve a sua vaga!

Quero me inscrever

Próximos passos

Preenchimento do formulário

Cliente recebe a confirmação de reserva

Zênite envia a proposta comercial

Zenite envia documentação de habilitação

Cliente valida a proposta e envia a nota de empenho

Zênite envia confirmação de inscrição

Nossos números

PDF

123

Eventos realizados

(2004 a 2018)

PDF

123

Servidores capacitados

(2004 a 2018)

PDF

123

Horas ministradas

(2004 a 2018)