Publicado em: 28/06/2018

Uma sociedade mais informada e engajada é essencial para a melhoria do país. Essa foi a tônica da abertura do evento de lançamento do novo Portal da Transparência do Governo Federal, realizado, hoje (28), pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A cerimônia, no auditório do Conselho Federal da OAB, em Brasília, reuniu cerca de 300 pessoas, com a presença de autoridades, servidores e representantes de 14 países para apresentar as inovações e melhorias da ferramenta.

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Na ocasião, o ministro da CGU, Wagner Rosário, destacou a transparência não somente como direito do cidadão, mas como política pública e princípio democrático. “Ela previne problemas e melhora os governos por meio da participação da sociedade. É essencial que o cidadão saiba o que está sendo feito com o poder que dele emana, com a destinação do dinheiro arrecadado por meio dos impostos”, disse. 

O ministro acrescentou ainda que o Portal da Transparência, criado em 2004, e agora reformulado, foi desenvolvido para que governo e sociedade trabalhem juntos por um Brasil melhor. “Não basta publicar as informações. É preciso engajar, estimular o uso e promover o saber, porque a transparência como política gera grandes resultados”, ressaltou. Ele apresentou exemplos a partir de informações disponíveis no Portal, como as reportagens, em 2007, sobre gastos com Cartão de Pagamento, que ocasionaram a diminuição da despesa; e o caso de estudantes que detectaram uma fraude na concessão de bolsas acadêmicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR), contribuindo para a Operação Research. 

Wagner Rosário ressaltou a posição de destaque do Brasil em termos de transparência pública, que trouxe informações sobre servidores públicos recebendo Bolsa Família, disseminou o nome de empresas inidôneas, ajudou organizações a colocarem merenda nas escolas, expôs os gastos da Copa de 2014, abriu o salário dos servidores e as viagens de autoridades. “É por isso que hoje reafirmamos nosso compromisso com um país cada dia mais transparente, apresentando uma nova versão de um produto que já fazia sucesso”, fin