Material produzido a partir de contribuições servirá de referência para contratações nos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

Até o dia 25 de junho, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia receberá contribuições públicas para alterações no Guia de Boas Práticas para a contratação do serviço de outsourcing de impressão, ou seja, locação de serviços e equipamentos voltados à impressão de materiais, como impressoras, scanners, multifuncionais, além de mão-de-obra para manutenções 

A revisão ocorre devido à evolução tecnológica no mercado e à busca pela simplificação dos processos de contratação. A principal vantagem em se contratar serviços desse porte é a diminuição de custos e o melhor gerenciamento do serviço. 

O material resultante das contribuições deve orientar as escolhas quanto ao modelo de contratação a ser adotado por órgãos do governo federal. Os interessados na temática podem participar da consulta pública no Participa + Brasil.  

“Com as alterações no Guia, espera-se que os processos de contratação de serviços de outsourcing de impressão tornem-se mais simplificados, possibilitando que o gestor avalie os pontos positivos e negativos de cada modalidade, bem como adote novas tecnologias, aumentando-se, dessa forma, a competitividade nos certames”, salienta o secretário-adjunto de Governo Digital, Ulysses Melo. 

O Guia também contemplará orientações sobre os códigos de Catálogo de Serviço  conhecido como Catser  ferramenta utilizada pelos órgãos para as compras públicas de serviços. Neste caso, deve embasar os aspectos de contratos nas modalidades de outsourcing, como dimensionamento, especificações, distribuição geográfica, suporte técnico, treinamento e logística reversa. 

As alterações no Guia de Boas Práticas para a Contratação do Serviço de Outsoucing de Impressão têm por objeto, ainda, o alinhamento às atualizações e alterações da Instrução Normativa da Secretaria de Governo Digital nº 1/2019. A publicação servirá de parâmetro para contratações de serviços de outsourcing de impressão nos órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).