Publicado em: 13/01/2020.

O Departamento de Gestão Estratégica (DGE) da Advocacia-Geral da União (AGU) realizou mais de cinco mil pesquisas com os públicos interno e externo da instituição para subsidiar a revisão do planejamento estratégico para o triênio 2020-2023.

Ao todo, 1.557 membros e servidores responderam à pesquisa sobre gestão e governança. O DGE também obteve 2.144 avaliações de órgãos e entidades assessoradas, 1.298 respostas de tribunais, 89 junto aos órgãos dos Poderes da União e 81 avaliações de cargos de direção sobre o ambiente interno da AGU.

Esta é a primeira vez que a AGU realiza uma pesquisa desta abrangência desde a sua criação, em 1993. As respostas, além de outras informações sobre o Planejamento Estratégico 2020-2023 serão disponibilizados na intranet, em breve, na página do DGE. A Consultoria G4F auxiliará a AGU na análise do ambiente institucional, na elaboração dos referenciais e do mapa estratégico, bem como na elaboração do portfólio de programas e projetos estratégicos.

O planejamento tem por objetivo definir os procedimentos necessários para padronizar os processos da instituição. A proposta é que todos sigam diretrizes semelhantes para garantir a proteção jurídica do Estado Brasileiro em benefício da sociedade e para tornar a AGU modelo de excelência na atuação jurídica na gestão e na valorização profissional.

Cadeia de Valor

Além das pesquisas de análise ambiental e da contratação de consultoria, ainda em 2019 o DGE iniciou o trabalho de revisão da Cadeia de Valor da AGU com o apoio da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. Os trabalhos envolveram estudos das legislações pertinentes à atuação da instituição. Já existe a previsão de duas oficinas no início deste ano para dar continuidade à arquitetura de uma nova cadeia.

Parte integrante do Planejamento Estratégico, a Cadeia de Valor descreve o conjunto de atividades que a AGU desempenha e abrange a fase das relações com os entes externos, os ciclos de produção e a fase de entrega do serviço final.

Atualmente, os integrantes do Sistema de Governança da AGU se reúnem periodicamente para monitorar os resultados do Planejamento Estratégico 2016-2019 e para criar inovações institucionais e normativas que modernizem a instituição.