Publicado em: 12/06/2018

Parceria e pioneirismo. As palavras nortearam as falas das autoridades durante o lançamento, nesta terça-feira (12), em Brasília (DF), da versão para o setor público do TheIntegrityApp. A ferramenta digital, desenvolvida em conjunto pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) e a Alliance for Integrity, permite que os órgãos do Executivo Federal, a partir de mecanismos de autoavaliação, identifiquem e fortaleçam suas práticas de integridade. Em novembro passado, já havia sido apresentada a versão do aplicativo para o setor privado. 

>>> Galeria – Confira as fotos do lançamento

“Não adianta somente implementar a integridade no lado privado, se o outro lado da mesa continua com os mesmos vícios e relações promíscuas. Temos que desenvolver e fomentar a ética nesses dois ambientes”, disse o ministro da Transparência, Wagner Rosário. Ele destacou que a nova ferramenta auxiliará a CGU no monitoramento e diagnóstico dos programas de integridade em 347 órgãos e entidades do Governo Federal, que devem ser implementados até 30 de novembro, conforme previsto na Portaria nº 1.089/2018, que regulamenta o Decreto de Governança Pública (nº 9.203/2017)

“O aplicativo será essencial para que a CGU consiga mensurar e entender a evolução desse processo. A ferramenta irá apresentar uma visão do implementador (unidades de gestão da integridade designadas em cada órgão para coordenar as ações) e do próprio servidor, que poderá dizer, na prática, se os instrumentos relacionados à integridade chegaram até ele (a exemplo de códigos de conduta e canais de denúncia). Tudo será monitorado, para produção de relatórios gerenciais”, explicou Renato Capanema, diretor de Promoção da Integridade e Cooperação Internacional da CGU. 

Confiança 

O embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, parabenizou a iniciativa e afirmou que o aplicativo é um instrumento inovador, cujo sucesso certamente será replicado em diversos países. “A integridade traz confiança para os negócios e para a sociedade em geral. Observando os cenários internacionais, acredito que a confiança é um bem que o mundo precisa preservar e fortalecer. Por isso, soluções como o TheIntegrittyApp são excelentes oportunidades para o fomento de um ambiente de negócios mais justo e mais sustentável”. 

Já a diretora da Alliance for Integrity, Susanne Friedricht, elogiou o pioneirismo do Brasil em utilizar o aplicativo no setor público, que em breve será lançado também na Argentina e no Chile. Ela também observou que, nos últimos anos, as leis estão mais complexas e exigentes, principalme