Os dados, referentes à semana de 8 a 12 de junho, foram coletados junto às unidades de gestão de pessoas dos servidores públicos federais civis

Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia atualizou as informações coletadas na pesquisa sobre o trabalho remoto e os casos confirmados da Covid-19 no âmbito do Poder Executivo Federal civil.

Os dados levantados na semana de 8 a 12 de junho apontam 84.123 servidores públicos federais civis trabalhando em casa, o que representa 49,43% da força de trabalho. Já os casos confirmados da Covid-19 registrados no sistema somam 1.311 pessoas.

Esses números não incluem as instituições que compõem a Rede Federal de Educação (RFE), do Ministério da Educação. Para os demais órgãos da administração pública, mais da metade (52,20%) das unidades administrativas de gestão de pessoas encaminharam à SGP os dados referentes à semana de 8 a 12 de junho. Esta parcela representa 170.178 servidores ativos, o que equivale a 61,40% dos servidores públicos federais, sem contar a Rede Federal de Educação.

Instituições Federais de Ensino

Pelas características particulares de autonomia das instituições que integram a Rede Federal de Educação (universidades, institutos e demais instituições de ensino federal), suas informações atuais são divulgadas pelo Ministério da Educação, no Portal do MEC. Esse painel geral, atualizado pelas próprias universidades e institutos federais, mostra que 276.829 servidores da Rede Federal de Educação, ou seja, 94% do total, estão em trabalho remoto.

Em todo o Poder Executivo Federal civil, portanto, o número de servidores públicos em trabalho remoto é de 360.952, o que representa 63,28% da força de trabalho.