O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o pré-lançamento, nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF), do primeiro Datathon – Desafios de Dados da Saúde Pública do Brasil. O objetivo da competição é estimular a produção de infográficos, insights e outras iniciativas a partir de informações disponibilizadas, em formato aberto, pelo governo brasileiro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas (500). É possível se candidatar individualmente ou em equipes de até três pessoas.

O evento tem como público-alvo desenvolvedores de software e profissionais de análise de dados. A expectativa é que o material produzido facilite a compreensão dos problemas na área de saúde do país e auxilie na construção de políticas públicas. Os competidores poderão utilizar informações das bases do Ministério da Saúde, Sistema de Convênios (SICONV), IBGE, Anvisa, Ipea, Dieese e do Portal da Transparência do Governo Federal. 

Diferentemente de um Hackathon, que tem local específico e prazo reduzido para realização, o Datathon é um tipo de concurso que pode acontecer online, por um período mais longo e com participantes em diferentes países. 

Além da CGU, o evento recebe apoio institucional da Sala de Apoio à Gestão Estratégica do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (SAGE/DEMAS) e da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal (SEDICT/GDF). O Datathon é realizado por uma empresa brasiliense de tecnologia. 

Dados abertos 

<p style="padding: 0px; list-style: none; vertical-align: baseline; line-height: 1.6em; color: rgb(23, 41, 56); font-size: 1.1em; font-family: Arial, H