Tema escolhido para a campanha de 2020 é “O direito de acesso à informação como ferramenta fundamental para proteger a sua saúde e economia”

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, esta semana, de campanha alusiva ao Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, comemorado em 28 de setembro. A partir de hoje (28/9) e ao longo dos próximos dias, a CGU irá divulgar, nas redes sociais do órgão, iniciativas de acesso à informação desenvolvidas pela Controladoria para a promoção da transparência pública.

Desde 2014, a RTA (Rede de Transparência e Acesso à Informação) comemora este dia, por meio de diferentes campanhas que visam sensibilizar a sociedade sobre a importância do direito de acesso à informação. O tema escolhido para a campanha de 2020 é “O direito de acesso à informação como ferramenta fundamental para proteger a sua saúde e economia”. A ação destaca o acesso à informação como um direito fundamental que facilita o exercício de outras prerrogativas, como o direito à saúde, bem como o acesso a programas de assistência social ou a responsabilização pelas decisões governamentais que afetam a economia nacional.

A campanha da CGU alusiva ao Dia Internacional do Acesso Universal à Informação contará com a divulgação de iniciativas desenvolvidas no contexto do enfrentamento da pandemia do coronavírus pela Controladoria e pelos demais órgãos do governo federal. Também serão veiculadas informações sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e sobre o Portal de Acesso à Informação (www.gov.br/acessoainformacao).

A CGU atua na garantia da transparência e acesso à informação no âmbito internacional, na qualidade de membro pleno da RTA. O objetivo da Rede é gerar uma posição regional sobre o acesso à informação e fomentar a cooperação internacional por meio do intercâmbio de pontos de vista legais sobre o assunto.