Marca Zênite

CGU e TCU promovem encontro sobre análise de dados na Administração Pública

A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) deram início, nesta terça-feira (29/9), ao 6º Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública. Essa é primeira edição do evento realizada de modo remoto, com transmissão pelo Youtube. O Seminário tem o objetivo de promover o compartilhamento de boas práticas no uso de técnicas de análise de dados e inteligência artificial como instrumento para a melhoria da gestão e do controle nas entidades públicas.

A abertura do encontro foi feita pelo ministro da CGU, Wagner Rosário, e pelo secretário-geral de Controle Externo do TCU, Paulo Wiechers. Rosário afirmou que a administração pública vem há algum tempo trabalhando com análise de dados. “Na CGU temos dados que somam 18 terabytes. O grande desafio de quem trabalha nessa área é transformar dados em informações”. O ministro explicou que existem várias técnicas, com as quais é possível fazer uma análise preditiva, diagnóstica ou descritiva, por exemplo”.

Segundo Wagner Rosário, nos últimos anos a CGU tem investido em várias iniciativas que utilizam a análise de dados para aprimorar os resultados da sua atuação. Ele destacou o sistema Alice, que elabora informações preditivas em relação a licitações e contratos, e a malha fina de convênios, que pode alertar para irregularidades nas prestações de contas.

Paulo Wiechers destacou que o cenário de pandemia mostrou como é essencial a utilização das tecnologias digitais para que as instituições trabalhem com uma mentalidade correspondente ao século XXI. A pandemia revelou extremos: “temos instituições que são ilhas de excelência nas práticas que adotam e outras que continuam trabalhando de forma bastante tradicional e limitada”.

Para Wiechers, esse contexto impõe uma escolha pela universalização do modelo tecnológico, no qual a análise de dados tem um papel importante: “ela nos permite fazer o trabalho de forma mais tempestiva, fazer mais e melhor”.

O Seminário

O Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública é realizado anualmente desde 2015, organizado conjuntamente pelo TCU e pela CGU. O objetivo é apresentar projetos de ciência de dados que sejam relevantes para a administração pública, em todos os seus níveis e esferas.

Este ano serão apresentados 28 trabalhos. Os temas são os mais variados, entre os quais: uso de inteligência artificial para diagnósticos de Covid-19 (projeto da Universidade de São Paulo); uso de inteligência artificial para precificação de imóveis rurais (projeto do Banco do Brasil); uso de mineração de textos para encontrar reclamações sobre dispositivos médicos (projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Também serão apresentados trabalhos realizados por servidores da CGU que incluem, por exemplo, uma ferramenta que automatiza a análise de planilhas de contratos de obras e uma ferramenta que encontra gastos anômalos com educação básica nos municípios.