Diante da pandemia do coronavírus, aulas serão transmitidas ao vivo pela plataforma Teams. Inscrições estão abertas

 

Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) por meio da Ouvidora-Geral da União (OGU), criou o Profoco em Casa, que irá oferecer treinamentos virtuais sobre temas relacionados à Ouvidoria. A capacitação, gratuita e aberta a todos os interessados nos temas, ocorrerá por meio de eventos ao vivo em plataforma streaming. A iniciativa representa uma adequação dos treinamentos, feitos tradicionalmente de forma presencial, necessária em tempos de distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19.

O primeiro curso irá abordar a Lei de Acesso à Informação e será composto por quatro aulas a serem realizadas, em junho, por meio da plataforma Teams. As inscrições estão abertas e podem ser feitas a qualquer tempo, inclusive durante o treinamento, mesmo após a realização da primeira aula, por exemplo. No entanto, para receber o certificado, o aluno deverá participar de forma integral de toda a capacitação. Ou seja, se a inscrição ocorrer após o início das aulas, o aluno poderá participar das aulas futuras, mas não receberá a certificação. Faça a sua inscrição.

Os quatro módulos do treinamento são: Introdução à Lei de Acesso à Informação; É ou não é informação; Chegou um pedido, e agora?; Publicidade e restrições. O material didático será disponibilizado após a realização das inscrições.

PROGRAMAÇÃO

Módulo 1: Introdução à Lei de Acesso à Informação
Dia: 01/06/2020
Horário: 14h30 às 17h30

Módulo 2: É ou não é informação?
Dia: 03/06/2020
Horário: 14h30 às 17h30

Módulo 3: Chegou um pedido, e agora?
Dia: 08/06/2020
Horário: 14h30 às 17h30

Módulo 4 – Publicidade e restrições
Dia: 10/06/2020
Horário: 14h30 às 17h30

Os próximos cursos serão nas áreas de “Tratamento de Denúncias” e “Proteção ao Denunciante e o Papel da Ouvidoria”, com duração de 10 horas cada um. As inscrições também devem ser feitas no site do Profoco em Casa.

Profoco em Casa

Diante da grande demanda por capacitação em Ouvidoria, a Ouvidoria-Geral da União (OGU) desenvolveu, em 2013, o Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (PROFOCO), que oferece oportunidades para aqueles que trabalham em ouvidorias ou se interessam pelo tema.

Ser capacitado para executar os trabalhos típicos das ouvidorias é o primeiro passo para que o agente público cumpra bem com sua missão. As atribuições têm aumentado, em especial com a edição da Lei nº 13.460/2017 (Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público), e, para executá-las, é necessário qualificar tanto ouvidores quanto a equipe das ouvidorias públicas.

Em função da pandemia do coronavírus (Covid-19), a OGU criou o Profoco em Casa, oferecendo treinamentos abertos a todos os interessados, por meio de eventos virtuais, ao vivo, com o objetivo de continuar oferecendo conhecimentos específicos e práticos necessários ao atendimento de qualidade ao cidadão, possibilitando a contínua melhoria dos serviços públicos prestados.