Publicado em: 05/11/2018.

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) participou, entre 22 e 24 de outubro, da 18ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês), realizada em Copenhague, na Dinamarca. O tema dessa edição foi “Juntos pelo desenvolvimento, paz e segurança: agora é a hora de agir”. 

O evento ressaltou a necessidade de transformar compromissos de combate à corrupção e promoção da transparência, firmados em conferências e convenções anteriores, em ações concretas, avaliando os progressos e lacunas. A Conferência foi organizada pela Transparência Internacional, em parceria com o Governo da Dinamarca, representado pelo Ministério de Relações Exteriores. 

Integridade de empresas estatais 

O coordenador-geral de Auditoria de Estatais dos Setores de Logística e Serviços, Daniel Motta, participou do painel “Hora de consertar as coisas: prevenindo a corrupção em empresas públicas”. A apresentação contou com a presença de representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Transparência Internacional, do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) e da Companhia Egípcia de Eletricidade. 

O objetivo do painel foi auxiliar os processos da OCDE e do G20, entre outros organismos, no desenvolvimento de orientações para governos, empresas e sociedade civil, visando aprimorar a integridade e transparência das empresas estatais, por meio da discussão de exemplos práticos de várias partes do mundo, sobre como essas empresas podem se manter livres da corrupção e cumprir o propósito de agir em prol do bem público. 

Motta apresentou o Programa de Avaliação de Integridade de Estatais desenvolvido pelo Ministério da Transparência, com destaque aos principais resultados alcançados, os avanços observados desde o início do programa e as oportunidades e desafios que enfrentados no momento atual. 

A CGU também estava representada no evento pelo superintendente de Minas Gerais, Breno Alves, e pelas servidoras Isabela Cançado de Amorim, da unidade regional mineira, e Giovana Bertolini, da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC). 

Evento Global 

A IACC é o principal fórum global do mundo que reúne chefes de estado, sociedade civil, setor privado e pú