O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, participou, na manhã desta quarta-feira (13), do lançamento do Painel de Viagens, ferramenta que dará publicidade aos gastos realizados com passagens aéreas para deslocamento, por motivo de trabalho, de servidores públicos no Governo Federal, conferindo maior transparência ao processo e viabilizando o controle social. O Painel de Viagens é uma iniciativa do Ministério da Economia.

Wagner Rosário afirmou que o Painel vai facilitar muito a tomada de decisão por parte dos gestores, pois permitirá a comparação de dados e a análise quanto à eficiência do gasto. “Vamos poder verificar, inclusive, se a compra que estamos fazendo é a melhor, até para pensar um modelo de compra de passagem que seja mais efetivo”, avaliou o ministro.

O painel permite, de maneira rápida e intuitiva, o cruzamento de informações sobre todos os deslocamentos comerciais, nacionais e internacionais, realizados por servidores públicos ou funcionários a serviço da União, realizados por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Para o ministro, o painel é mais uma iniciativa que corrobora o trabalho que vem sendo feito pelo governo federal no sentido de ampliar a transparência das informações e a disponibilização de dados.

Durante a cerimônia, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Painel de Viagens permite reduzir gastos em áreas de apoio e processos administrativos para aplicá-los em atividades-fim. Segundo ele, ao tornar a máquina pública mais eficiente é possível transferir renda aos menos favorecidos. “Um país só pode ser fraterno se tiver recursos”, salientou.

Painel

O Painel de Viagens, desenvolvido pela Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia, disponibiliza informações sobre os afastamentos a serviços (viagens), nacionais e internacionais, realizados por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) do Governo Federal.

O objetivo da ferramenta é o monitoramento e o controle dos gastos relativos a diárias e passagens, além da ampliação da transparência em relação aos afastamentos. Qualquer cidadão pode acessar o painel, sem necessidade de cadastro ou login. Conheça o Painel de Viagens.