Painel continua com o mesmo endereço de acesso, mas traz novidades de conteúdo e de navegação

Aperfeiçoamento das soluções de navegação do Painel de Integridade Pública foi feito a partir das sugestões coletadas entre os usuários do Painel

Controladoria-Geral da União (CGU), disponibilizou ao público uma nova versão do Painel de Integridade Pública. A nova versão, além de exibir os dados já informados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, traz novidades de conteúdo e de navegação. O Painel continua com o mesmo endereço de acesso (http://paineis.cgu.gov.br/integridadepublica/). 

 O aperfeiçoamento das soluções de navegação do Painel de Integridade Pública foi feito a partir das sugestões coletadas entre os usuários do Painel, em especial das Unidades de Gestão da Integridade (UGI) dos órgãos e entidades do Poder Executivo federal, além dos servidores da própria CGU que atuam na área. Este é o primeiro painel de consulta pública da CGU a migrar da ferramenta QlikView para o Microsoft Power BI, que possibilita consolidar e disponibilizar informações de forma visual e interativa a partir de planilhas ou arquivos localizados em nuvem. 

A nova versão traz as seguintes novidades de consulta e navegação: 

1) Novo gráfico com informação sobre a posição da UGI na governança do órgão/entidade – Além de informações sobre o cumprimento das etapas de implementação do Programa de Integridade, o Painel passa a disponibilizar informações qualitativas sobre o processo de implementação do Programa.  

2) Novo gráfico com informação sobre área de gestão de riscos no órgão/entidade – O primeiro levantamento feito a respeito dos riscos questionou se os órgãos/entidades haviam efetuado o levantamento dos riscos para a integridade e as medidas de tratamento. A partir desta nova edição, o Painel irá informar se as instituições monitoradas possuem área específica responsável pela gestão dos riscos. 

3) Funcionalidade de comparação de respostas entre órgão/entidade e grupo a que pertence – Uma nova aba de consulta no Painel de Integridade Pública permitirá selecionar uma instituição e comparar suas respostas com o grupo temático a que pertence. Por exemplo, ao escolher uma universidade específica o painel fará a comparação das respostas individuais com conjunto de respostas de todas as universidades do Poder Executivo Federal. A funcionalidade de comparação, neste primeiro momento, está restrita para os oito gráficos de monitoramento já existentes. A comparação dos dois novos gráficos será implementada futuramente. 

4) Substituição dos textos “SIM/NÃO” nos gráficos individuais de cada órgão entidade – Anteriormente, as respostas individuais em cada gráfico informavam “SIM” ou “NÃO”, a fim de indicar a situação de resposta para cada item de verificação da implantação do Programa de Integridade. Os textos foram substituídos por “OK” e “Não Informado”, uma vez que o órgão/entidade pode ter instituído o item de verificação, mas ainda não informou à CGU. 

5) Possibilidade de exportar os dados de cada tabela em XLS (formato Excel) ou em CSV (valores separados por vírgulas) – A versão anterior permitia apenas a exportação em tabela do Excel. A nova versão possibilita exportar o conjunto de respostas de cada gráfico também em CSV (comma-separated-values). Os arquivos do tipo CSV podem ser abertos em qualquer editor de planilhas, como o LibreOffice/Openoffice ou Excel. 

6) Exibição de gráfico miniatura no detalhamento dos gráficos de monitoramento – Todos os gráficos exibidos no Painel de Integridade Pública podem ser detalhados em tabelas. A versão anterior do painel substituía a visualização do gráfico pela tabela. A nova verão mantém uma miniatura do gráfico enquanto exibe a tabela, permitindo uma melhor comparação dos dados durante a navegação. 

O aperfeiçoamento das soluções de navegação e atualização do Painel de Integridade Pública é resultado de um trabalho em conjunto da Coordenação-Geral de Integridade Pública (CGIPUB) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da CGU. A atualização do Painel de Integridade Pública ocorrerá pelo menos uma vez por semana, consolidando o conjunto de respostas enviadas no período.  

Os órgãos monitorados podem encontrar orientações sobre envio de informações para o Painel de Integridade Pública no link: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/etica-e-integridade/programa-de-integridade/monitoramento