Publicado em: 18/07/2017.

Evento será em setembro. Interessados em palestrar poderão se inscrever até dia 11 de agosto

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) promove, nos dias 19 e 20 de setembro, em Brasília (DF), o 3º Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública. O objetivo do evento, realizado em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados para a melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

A programação do Seminário será composta por painéis (de 20 minutos cada, seguido de mesa de debates) e oficinas práticas (de 2 a 4 horas cada). No entanto, os assuntos e os palestrantes ainda não foram definidos. Os interessados em apresentar seus trabalhos poderão se inscrever até o dia 11 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site do evento.

A chamada de trabalhos visa identificar palestrantes de instituições de controle, universidades, organizações do terceiro setor e pessoas físicas independentes, que queiram apresentar casos práticos da análise de dados da Administração Pública (esferas Federal, Estadual ou Municipal) para alcance de resultados de interesse coletivo.

Painel Dados Abertos

A CGU lançou, no dia 6 de julho, o Painel de Monitoramento de Dados Abertos. A ferramenta permite à população verificar se os órgãos e entidades do Governo Federal têm disponibilizado as informações contidas em suas bases de forma aberta — isto é, permitindo o livre acesso, a utilização, a modificação e o compartilhamento. A iniciativa busca aprimorar a cultura da transparência pública e melhorar as possibilidades de fiscalização por parte da sociedade.