Foi disponibilizado os fluxos dos processos de planejamento de contratação e fiscalização desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segundo as disposições da Instrução Normativa nº 5, de 26 de maio de 2017.



A Instrução Normativa nº 5, de 2017, trouxe regras e procedimentos inovadores, reestruturando, principalmente, os processos de planejamento da contratação e gestão contratual. Nessa linha o Inep, como forma de adaptar seus processos internos ao novo modelo de contratação de serviços, iniciou um processo de modelagem desses processos, com descrição das atividades, atores, referências normativas, entre outros, utilizando a metodologia de gerenciamento de processos de negócio (BPM).



Assim, como contrapartida do apoio na validação desses fluxos pela área técnica da Seges, o Inep cedeu o material desenvolvido para que fosse divulgado como boas práticas no Portal de Compras do Governo Federal, podendo ser utilizado como modelo para o desenvolvimento de iniciativas similares nos demais órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais (Sisg).



O fluxo pode ser acessado <a href="https://www.comprasgovernamentais.gov.br/publication_flow/index.html#list" rel="alternate noopener noreferrer" style="list-style: none; vertical-align: baseline; margin: 0px; padding: 0px; text-rendering: optimizeLegibility; -webkit-font-smoothing: an