Publicado em: 27/05/2019.

Agora, suas pesquisas ficaram mais fáceis. Em um formato semelhante aos dos buscadores mais famosos, a plataforma de pesquisa integrada do TCU permite buscar termos e expressões simultaneamente em diversas bases e obter resultados categorizados.

Até o desenvolvimento da ferramenta, para procurar um determinado tema era necessário selecionar a base da pesquisa – em atos normativos, processos, atas das sessões etc. Usuários externos, entre eles jornalistas e gestores de unidades jurisdicionadas, consumiam longo período para verificar, por exemplo, o posicionamento do TCU a respeito de um determinado tema, em cada base de pesquisa.

Com o atual método, é possível obter todos os resultados de um termo em segundos. Com isso, o TCU fica mais acessível e transparente a gestores, advogados, jornalistas e cidadãos. A plataforma atende tanto a usuários “logados”, quanto a visitantes do portal, sem login. Nesse caso, o usuário pode acessar somente as bases públicas. Feito o login, são disponibilizadas, além das bases públicas, as bases autorizadas para cada usuário. Também é possível salvar e consultar pesquisas e documentos favoritos.

Ao iniciar a digitação no campo de busca, a plataforma de pesquisa integrada vai sugerir bases de dados mais prováveis para localizar o termo desejado. O usuário pode optar por todas as bases ou aproveitar a sugestão da plataforma, em uma base específica. Para aqueles que já sabem o que desejam encontrar, a pesquisa especializada continua disponível. Na pesquisa especializada por base, é possível utilizar operadores e salvar e recuperar o histórico.

info_1-01.jpg

O ícone de pesquisa estará disponível em diversas soluções do TCU. Em qualquer tela, o usuário poderá acessar a ferramenta para otimizar seu trabalho. O ícone está localizado no canto superior direito das aplicações, como o e-TCU, portal e outros sistemas do Tribunal.

A plataforma de pesquisa integrada incorpora conceitos modernos de usabilidade e acessibilidade. Foram colhidos feedbacks de grupos de usuários para oferecer a melhor experiência possível. A pesquisa foi desenvolvida com as tecnologias mais sofisticadas, utilizadas por grandes empresas globais como a Apple, Instagram, Nasa, Netflix, Ford, Boeing, entre outras.

Há cerca de um ano e meio, equipes do TCU estão envolvidas no projeto. Amanhã (21/5), você vai conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento da ferramenta, um trabalho da Secretaria de Soluções de Tecnologia da Informação (STI), em parceria com diversas unidades do Tribunal.

info_2_6__TCU.jpg

Contribua com sua sugestão pelo “Fale conosco” disponível no sistema.

 

Serviço:

Secom

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br