Publicado em: 25/01/2018.

Uso da ferramenta será obrigatório para que os órgãos que utilizam o SIASG controlem os processos de adesão a partir de fevereiro de 2018

Em breve, o Departamento de Normas e Sistemas de Logística (DELOG), disponibilizará uma forma simplificada e célere para aprimorar o controle e a gestão dos registros de preços.

Após a celebração da Ata de Registro de Preços (ARP) no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), órgãos gerenciadores e não participantes (caronas), deverão registrar etapas e eventos decorrentes da execução das adesões às atas de registros de preços.

Os procedimentos de Intenção de Registro de Preços (IRP) funcionarão da mesma forma. As principais mudanças estão relacionadas à forma de interação entre os atores envolvidos nas compras efetuadas por registro de preços.

Atualmente, órgãos e entidades que não participaram do registro de preços, quando desejam fazer uso de uma determinada ARP, encaminham um ofício ao órgão gerenciador da ata para manifestação sobre a possibilidade de adesão. Com o novo módulo, o pedido do órgão interessado e a resposta do órgão gerenciador serão feitos eletronicamente.

“Esse é apenas um exemplo de simplificação frente ao modelo atual. Nossa ação racionaliza uma importante etapa dos processos de compras públicas”, enfatiza o Diretor do DELOG, Wesley Lira.

Entre as vantagens do novo instrumento de aperfeiçoamento das aquisições de bens e contratações de serviços, destacam-se:

– Melhoria no controle de saldo dos quantitativos registrados;

– Acompanhamento das solicitações de adesão realizadas e recebidas;

– Agilidade no fluxo de adesão e baixa de itens;

– Ampliação da transparência para a sociedade;

Os processos de adesão em andamento, que não forem concluídos até o lançamento do novo módulo do SIASG, deverão seguir os fluxos implementados no sistema. Os quantitativos das atas vigentes autorizados antes da implantaç&at