A Divisão de Compras (Dicom) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promoveu, na última quarta-feira, 20 de abril, reunião para apresentar o primeiro módulo do sistema do Plano Anual de Contratações (PAC) e tratar do Cronograma Anual de Execução das Contratações (CAC) de 2023 de toda a Justiça Federal da 1ª Região.

O público-alvo abrangeu os servidores que atuam nas unidades do TRF1 responsáveis pelo planejamento das contratações e cadastramento das demandas que vão compor o PAC 2023.

Na abertura, Rodrigo Pires Andrade Maranhão, diretor da Dicom, afirmou que o objetivo da reunião era apresentar o novo sistema do PAC para cadastramento e coleta das demandas de contratação do Tribunal, assim como os novos prazos para se fazer esse cadastramento.

“No ano passado, fizemos o cadastramento das demandas por meio de um formulário – Forms. Foi a maneira que encontramos. Então, solicitamos o desenvolvimento de um sistema informatizado para podermos cadastrar as demandas”, contou.

Segundo o diretor, apesar do esforço de todos os envolvidos para desenvolver o sistema, devido a complexidade de seu desenvolvimento, o prazo de entrega precisou ser estendido.

“Mesmo assim, a gente optou por esperar pelo sistema, porque acreditamos que ele vai trazer uma série de benefícios para o Tribunal e um melhor entendimento pelas unidades do que é o planejamento das contratações, tanto o planejamento geral como o individual. Esse processo agora vai ficar mais inteligível”, destacou.

Na sequência, Ariadne Maryla Tezelli Souza, supervisora da Seção de Monitoramento do Planejamento das Contratações, orientou como as unidades requisitantes devem operar o sistema para cadastramento das demandas de contratação e informou sobre a alteração parcial dos prazos para a confecção do PAC 2023, conforme Circular Diges 27 (15341232).

Sistema – O sistema busca facilitar e aperfeiçoar os processos de trabalho que envolvem o planejamento e o monitoramento das contratações. Além disso, a ferramenta vai possibilitar de forma mais célere e organizada o cadastramento, a consulta, a análise e a homologação das demandas de contratação; a elaboração e o monitoramento do CAC e a integração do PAC e do CAC com o Painel de Gestão das Contratações.

Com a iniciativa, será possível ter uma visão sistêmica e gerencial das contratações da 1ª Região, o que trará maior dinamismo no gerenciamento das demandas assim como permitirá a rápida identificação de discrepâncias e promoverá o engajamento dos servidores que atuam nessa área.

A disponibilização do sistema ocorrerá gradualmente e por módulos. Inicialmente, esse sistema será testado pelo TRF1 e depois será liberado para uso pelas Seccionais. Na última terça-feira, 19/04, foi disponibilizado o primeiro módulo do sistema do PAC voltado ao cadastramento de demandas pelas unidades requisitantes.

O desenvolvimento contou com a participação da Dicom, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin), da fábrica de software do TRF1, dos Núcleos de Compras, Contratos e Licitações e Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Seção Judiciária da Bahia.

Acesso – O sistema deverá ser acessado via VPN ou diretamente das instalações do Tribunal. O cadastro de usuários por perfil de acesso ainda não está em funcionamento, por isso, para acesso ao sistema será disponibilizado um link, que será compartilhado somente com as unidades envolvidas no cadastramento de demandas.

Após a disponibilização do sistema, serão liberadas versões de atualização para incluir ferramentas gerenciais que serão utilizadas pela unidade de compras, além de melhorias sugeridas pelos usuários, quando for o caso.

Para esclarecimento de dúvidas deverá ser contatada a equipe do Núcleo de Monitoramento do Planejamento e Verificação das Contratações (Numop), preferencialmente via Teams, no horário das 13h às 18h.

PG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região