Publicado em: 20/03/2020.

Qualquer pessoa ou empresa pode doar, em todo o país, itens como luvas, máscaras, termômetros e álcool em gel

O Ministério da Economia abriu, nesta quinta-feira (19/3), edital para pessoas físicas e jurídicas doarem produtos médicos e hospitalares de prevenção com o objetivo de minimizar os impactos da pandemia causada pelo Covid-19. As doações poderão ser entregues em qualquer localidade do país. Qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira em situação regular no país, poderá se habilitar para a doação – mediante inscrição, que pode ser feita via internet, ou entrega direta no Ministério até às 18h, do próximo dia 31 de março.

A iniciativa faz parte do pacote de medidas tomadas pelo ME para redução da contaminação ocasionada pelo coronavírus.

Materiais a serem doados:

1) Máscara padrão de segurança N95/PFF2/N99/N100/ PFF3;

2) Máscara cirúrgica;

3) Protetor ocular ou protetor de face;

4) Luvas;

5) Capote/ avental/ jaleco;

6) Sabão líquido;

7) Álcool em gel;

8) Álcool 70%;

9) Higienizantes para o ambiente; e

10) Termômetro digital.

As inscrições para as doações podem ser realizadas pelo e-mail: seges.central.doacao@planejamento.gov.br, via protocolo eletrônico, e via  peticionamento eletrônico; ou presencialmente na Esplanada dos Ministérios, Ministério da Economia, Bloco C, sala 110, CEP 70.046-900.

Reuse
Interessados em doar outros insumos e serviços para o combate ao Covid-19 também podem manifestar interesse por meio da plataforma oficial de doações do governo federal, o Reuse.

Primeiro, o usuário deve se cadastrar no portal Gov.br. Após completar o cadastro, basta acessar o site do Reuse e incluir as doações na opção “quero doar”. O interessado deve incluir as informações sobre o produto ou serviço, anexar fotos e indicar se a doação é para um órgão específico (opcional). Ao finalizar, a oferta do doador será analisada pela Central de Compras do ME.

Concluída a avaliação, o anúncio do doador será publicado automaticamente pelo Reuse e ficará disponível durante dez dias.​