Premiação visa reconhecer equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) lança nesta segunda-feira (5/4) a 25ª edição do Concurso Inovação no Setor Público – Modalidade de Práticas Inovadoras. As inscrições vão até 3 de maio de 2021.

Com o propósito de incentivar a inovação, o prêmio valoriza equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. Além de reconhecer essas iniciativas, a premiação promove a disseminação das práticas em nível nacional. Tudo isso com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população e tornar o Estado cada vez mais eficiente.

Em 25 anos de premiação, foram apresentadas mais de 2,5 mil iniciativas, e premiadas mais de 400 experiências inovadoras. Assim, a Enap pretende valorizar aqueles que transformam a gestão pública brasileira, implementando novos processos organizacionais, novas políticas e serviços, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade.

Conheça as regras 

O Concurso Inovação oferece premiação em três categorias: inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e do Distrito Federal; inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal, e inovação em serviços ou políticas públicas para as esferas estaduais e municipais (apenas capitais).

Podem participar equipes de servidores públicos do Poder Executivo nas esferas estadual, distrital e municipal – essa última apenas se o município for a capital do estado – integrantes da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista.

As iniciativas inscritas devem apresentar resultados já mensurados, com indicadores objetivos e comprováveis. Devem ter, no mínimo, seis meses de implementação completados até a data de início das inscrições do concurso. Não podem concorrer iniciativas que tenham sido premiadas em edições anteriores.

No formulário de inscrição, é importante anexar materiais adicionais – como imagens, vídeos, áudios e peças gráficas – que ilustrem a iniciativa, bem como depoimentos dos seus beneficiários.

Prazos

As inscrições começam em 5 de abril e vão até 3 de maio. As iniciativas inscritas passarão por uma triagem de cumprimento dos requisitos do edital. Na segunda etapa, serão analisadas por avaliadores externos com reconhecida atuação nas áreas de inovação e gestão pública, por meio de atribuição de notas. A terceira etapa é a apresentação oral das iniciativas selecionadas ao Comitê Julgador, que escolherá as vencedoras – as quais serão conhecidas na cerimônia de premiação prevista para ocorrer em 8 de novembro.

As inovações premiadas receberão um troféu, a ser entregue ao órgão responsável pela iniciativa, além de certificados individuais de premiação para todos os integrantes da equipe executora e parceiros individuais. Além disso, ganham o direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas e passam a compor o Repositório Institucional da Enap.

Os membros de equipe das iniciativas vencedoras listados no ato da inscrição poderão ser convidados – em período de até um ano após a premiação – a participar de eventos ou missões técnicas organizadas pela Escola e eventuais parceiros, com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a inovação no setor público.

Como se inscrever 

O candidato deve acessar a página da Enap e ler as instruções do Manual do Candidato. Depois, clicar no menu 25º Concurso, na seção “Inscrições” e preencher todos os campos do formulário. O prazo para inscrição se encerra em 3 de maio próximo.

A confirmação da inscrição será comunicada pela Enap, por e-mail, ao responsável pelo preenchimento do formulário de inscrição e ao responsável institucional da iniciativa, informados no ato da inscrição.