Publicado em: 05/11/2018.

O #EuFiscalizo do mês de novembro mostra a atuação de bancos públicos federais para promover o desenvolvimento econômico e social do país. Reportagens e entrevistas mostram políticas públicas de acesso a crédito e fomento de atividades econômicas, especialmente para pequenos empresários e pessoas de baixa renda. A entrevista especial é com o economista e doutor em Ciências Econômicas pela Universidade de Sorbonne Mário Lisboa Theodoro, que fala sobre sigilo bancário, perspectivas para as políticas públicas e o papel dos bancos no cenário econômico-social.

A fundadora e proprietária da marca de roupas So Cute, Karoliny Buhcool, sentiu a necessidade de fazer um empréstimo no valor de R$ 60 mil para expandir o comércio da sua produção, iniciada de forma artesanal, em casa. E fez isso em um dos bancos públicos federais. Para mostrar como essas instituições financeiras cumprem o papel de promover o desenvolvimento, o #EuFiscalizo trata da atuação de três deles.

Criado em 1954, atualmente o BNDES é o principal instrumento do governo federal para o financiamento de longo prazo e investimento em diversos segmentos da economia brasileira. A reportagem explica como o trabalho do Tribunal de Contas da União (TCU) têm permitido o aumento da transparência nas operações financeiras do banco e melhorias nos processos internos. O secretário de Controle Externo da Administração Indireta, Carlos Borges, fala sobre o assunto.

Já a Caixa Econômica Federal é o principal agente financeiro associado ao governo na execução de políticas públicas. Com ampla atuação no financiamento de projetos de habitação, a Caixa opera o Programa Minha Casa, Minha Vida, principal política pública do setor no país.

Com mais de 5 mil agências espalhadas pelo país, o Banco do Brasil possui cerca de dois milhões de clientes atendidos. Esta edição mostra os projetos de apoio aos microempreendedores, em especial o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Esta e outras edições do #EuFiscalizo estão disponíveis no portal TCU, no canal do TCU no YouTube e são transmitidas aos finais de semana pela TV Senado e pela TV Câmara.