Materiais de escritório serão adquiridos de forma centralizada e com interface semelhante ao de compras pela internet
Almoxerifado Virtual.JPG

Central de Compras do Ministério da Economia realizou evento com transmissão ao vivo nesta segunda (18) para apresentar o Almoxarifado Virtual Nacional (AVN). A iniciativa busca expandir para os gestores públicos de todo o país uma experiência parecida com a de qualquer site de compras para pedidos de materiais de escritório. Com esse modelo produtos como caneta, papel e suprimentos de informática poderão ser adquiridos na plataforma para serem utilizados por órgãos públicos. A proposta oferece não só a compra, mas também o serviço de logística, armazenamento e entrega dos produtos.

A iniciativa já é uma realidade nos órgãos federais localizados no Distrito Federal. Desde 2018, já possibilitou a economia de R$ 4,2 milhões. “A utilização da solução tem se mostrado muito significativa, inclusive no momento de pandemia que estamos vivendo. Conseguimos colocar, via almoxarifado virtual, alguns insumos que são muito importantes para o enfrentamento da doença como álcool em gel, máscaras e luvas”, diz o secretário de Gestão do Ministério da Economia (ME), Cristiano Heckert.

Além da economia, a implantação do AVN em mais órgãos irá possibilitar a padronização dos itens e a redução do espaço físico destinado ao armazenamento de estoques. Somente nos 28 órgãos federais do Distrito Federal que já aderiram à iniciativa foi possível diminuir o espaço físico para esta finalidade em mais de mil metros quadrados.

Atualmente, cada órgão é responsável por realizar, individualmente, o processo de planejamento, especificação, aquisição, armazenamento, separação, distribuição e desfazimento de materiais. “Servidores que poderiam atuar em atividades finalísticas têm realizado processos replicados e não otimizados para adquirir materiais que são de necessidade comum e contínua em toda Administração Pública”, destaca o secretário.

Intenção de Registro de Preços

Para atender a demanda de órgãos que queiram aderir ao Almoxarifado Virtual Nacional, o Ministério disponibilizou a IRP nº 7/2020. Órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, das esferas federal, estadual ou municipal, de qualquer região do país, que desejarem participar da iniciativa têm até o dia 29 de maio para se manifestarem.

Cada órgão participante ou aderente à ata firmará seu próprio contrato com a empresa vencedora da licitação. Depois da assinatura, será disponibilizado à instituição o sistema informatizado de solicitação e gestão de materiais de consumo. Para facilitar, serão divulgados materiais de comunicação e capacitação aos usuários do serviço, e também um canal de atendimento a dúvidas.