O I Fórum Nacional de Compras Públicas (FNCP), que está sendo realizado em Brasília até quinta-feira (05), busca aprofundar o tema nos âmbitos federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esse é o maior evento governamental sobre licitações e contratos de bens e serviços no Brasil. As compras do governo federal, por exemplo, movimentaram mais de R$ 510 bilhões em dez anos.

No evento estão sendo apresentados produtos e soluções que modernizam as aquisições públicas, além da realização de palestras e debates com especialistas nacionais e internacionais da área. O I FNCP é uma iniciativa da Rede Nacional de Compras Públicas que já conta com a participação de mais de 90 organizações de diversos setores da economia.

Além de trocar experiências, os participantes aprofundarão questões como valorização dos agentes de compras, eficiência e transparência nos processos de licitações e integração de sistemas. A programação completa pode ser acessada AQUI.

O secretário executivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Rubin, explica que a Rede é um esforço governamental para transformar experiências bem sucedidas em práticas corriqueiras no setor público. “Mais do que alcançar o melhor preço, as instituições governamentais têm que ter compromisso com a qualidade e com o alcance dos resultados almejados”, destaca.

Boletim

Também está sendo lançado durante o Fórum o Boletim de Compras Públicas, que traz análises sobre o impacto das aquisições do governo federal nos estados, a evolução dos formatos de compras, além dos projetos de inovação que visam a eficiência do gasto público.

O estudo considera dados apurados ao longo de dez anos (2007-2017) para mostrar o comportamento das compras públicas no Brasil. As análises apresentam informações dos 10 maiores grupos de itens de bens e serviços adquiridos pelo governo, como equipamentos de informática, mobiliários, serviços de engenharia e limpeza.

Outro destaque é o balanço da participação das empresas nas compras públicas. O Boletim aponta que a participação de micro e pequenas nas licitações de bens e serviços cresceu consideravelmente nos últimos anos. O documento também aponta o impacto das aquisições governamentais no Produto Interno Bruto (PIB) nos governos federal e estaduais.