Controladoria-Geral da União (CGU) esclarece que, desde a última sexta-feira (5), o Portal da Transparência do Governo Federal (www.transparencia.gov.br) vem apresentando instabilidade em suas operações, o que tem dificultado o acesso de alguns usuários às consultas disponíveis na plataforma.

A instabilidade começou após a publicação da lista de beneficiários do Auxílio Emergencial com os respectivos pagamentos das parcelas, o que gerou um volume de acessos ao Portal quatro vezes maior do que o habitual. A grande quantidade de usuários com acessos simultâneos à plataforma tem gerado uma sobrecarga nos computadores que hospedam o Portal, tornando a consultas lentas e, por vezes, indisponíveis.

A área de Tecnologia da Informação da CGU concentra esforços, desde a identificação do comportamento instável do Portal, no sentido de buscar soluções para a normalização do serviço. Como medida de contingência, por ora, a lista dos beneficiários do Auxílio Emergencial foi publicada, neste sábado (6), em outro servidor de internet para download. São dois links de acesso, um referente aos pagamentos feitos em abril, outro para as parcelas pagas em maio.
Lista dos beneficiários do Auxílio Emergencial – Abril
Lista dos beneficiários do Auxílio Emergencial – Maio

A CGU reforça que a divulgação das informações sobre o Auxílio Emergencial no Portal é uma medida importante e necessária de transparência, que busca fortalecer o controle social dos gastos públicos, permitindo que a sociedade contribua com a fiscalização e denúncias sobre erros e fraudes no pagamento de benefício.

A lista traz informações sobre os mais de 53,9 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial, sendo possível fazer filtros por estado, município e mês de depósito do benefício. A publicação da consulta foi realizada pela CGU, em parceria com o Ministério da Cidadania, órgão responsável pela gestão e base de dados do programa assistencial, instituído em virtude da pandemia do novo coronavírus. Leia mais.