Interessados em contratações de serviços de Tecnologia da Informação (TI) já podem participar, a partir desta quarta-feira (12/8) da consulta pública aberta pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia no portal gov.br. O objetivo é implantar um novo modelo para as licitações dos 220 órgãos do governo federal que integram o chamado Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) e economizar em comparação a contratos anteriores.

As contribuições podem ser realizadas até o dia 26 de agosto. A consulta pública é uma das etapas previstas na criação do documento a ser seguido desde o planejamento até a execução de cada contratação de serviços técnicos especializados para operações de infraestrutura de TI, sem dedicação exclusiva de mão de obra. A contratação compreende os seguintes serviços: monitoramento, sustentação do ambiente computacional, suporte ao usuário e apoio técnico à gestão de TI.

No ano passado, o valor total empenhado pelos órgãos que compõem o Sisp para a contratação de bens e serviços de TI foi de R$ 4,72 bilhões.

“Estamos observando experiências recentes que possam ter gerado economia em relação a contratos anteriores e preparando outros modelos de contratação, com diferentes serviços e áreas de aplicação, para abranger as compras governamentais de TI”, esclarece o diretor de Operações Compartilhadas da Secretaria de Governo Digital, Merched Cheheb de Oliveira. “O que se pretende é um aumento da padronização desde o planejamento das licitações de TI ao modelo de remuneração e de prestação do serviço, incentivo às boas práticas nas contratações e uma maior previsibilidade nas compras”.