Publicado em: 09/08/2019.

Lançado em abril pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o Painel de Obras Atrasadas ou Paralisadas – ferramenta digital de acesso público – foi atualizado na última sexta-feira (2/8) e permite ao cidadão fiscalizar e acompanhar a execução de mais de 1.500 obras situadas nos municípios e no Estado.

Com a atualização, o painel aponta 1.591 obras públicas atrasadas ou paralisadas no Estado, cujos valores iniciais de contrato superam R$ 49,5 bilhões. A cada 3 (três) meses a Corte de Contas paulista fará novas atualizações das informações.

No primeiro demonstrativo, realizado entre fevereiro e março deste ano, foram consultados 4.474 órgãos jurisdicionados que informaram haver 1.677 obras.

O novo balanço revela que, desse número, 233 foram concluídas, 43 retomadas e 190 novos empreendimentos acrescentados aos dados, o que representa um total de 1.591 obras no Estado, que juntas, somam R$ 49.565.465.035,29.
Com informações claras e de navegação intuitiva, o painel permite ao internauta navegar pelo mapa do Estado e localizar as obras com problemas de execução contratual. O sistema foi desenvolvido pelos Departamentos de Supervisão da Fiscalização (DSFs) em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e não gerou custos externos à Corte de Contas Paulistas.

O usuário pode realizar pesquisas específicas, determinando valores para a busca, a localização da obra, sua classificação e situação em que se encontra, a origem dos recursos disponibilizados, bem como dados da contratante e os motivos da paralisação e/ou atraso.

O mapa ainda disponibiliza gráficos que apontam as principais fontes de recursos dos empreendimentos e a classificação das obras por áreas temáticas – Transporte, Saúde, Saneamento, Energia, entre outras. Também é possível exportar os dados em formato de planilha.

O painel de obras atrasadas e paralisadas pode ser acessado por meio do link http://bit.ly/painelTCESP.

Clique para acessar o Painel de Obras do TCE