Webinar detalha passo a passo para adesão gratuita ao maior sistema de compras públicas do Brasil

Gestores de compras públicas de todo o Brasil interessados em utilizar o ComprasNet 4.0 podem fazer a solicitação de adesão ao governo federal. Desde a publicação do Decreto nº 10.024, em setembro de 2019, 1 mil municípios já passaram a utilizar o sistema. O sistema é gratuito e o maior do país na área de aquisição de bens e serviços. Detalhes sobre o processo de adesão e dúvidas frequentes a respeito da utilização do sistema foram tema de webinar promovido pelo Ministério da Economia (ME) nesta quinta-feira (16/7).

Atualmente, 2.160 municípios já estão cadastrados e aptos a utilizar a nova versão do ComprasNet. “Estamos passando por uma revolução desde a publicação do novo Decreto do Pregão. Temos recebido muitos pedidos de adesão ao sistema e por isso uma capacitação como esta é tão importante”, destacou o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. Para fazer a adesão, basta acessar o portal de Compras Governamentais e seguir o passo a passo descrito no site.

Um dos ganhos da versão 4.0 é o tempo de tramitação e aprovação para utilização do ComprasNet – que passou de 15 para três dias. Além disso, o sistema está passando por uma reformulação que conta com o investimento de R$ 11 milhões, viabilizado por meio de parceria com o Sebrae. Entre as novidades está a implantação de novos módulos, que incluem o desenvolvimento de ferramentas mais intuitivas e de fácil operação. A expectativa é de que a participação de fornecedores de pequenas e médias empresas seja ampliada.

Também fazem parte do processo de reformulação o uso de novas tecnologias, como a aprendizagem de máquina (machine learning), que consiste na estruturação de algoritmos capazes de tomar a melhor decisão possível em uma dada situação, a partir da análise de dados.

Mais informações sobre as compras de bens e serviços do executivo federal estão acessíveis no Painel de Compras.