Publicado em: 03/04/2018.

No primeiro trimestre, seis serviços públicos digitais foram incluídos na Plataforma

Nesta terça-feira (3/4/18), pela manhã, houve a quinta reunião do Comitê Gestor da Plataforma de Cidadania Digital, responsável pelo monitoramento da implementação do Portal de Serviços (servicos.gov.br) e da transformação digital dos serviços públicos prestados pelo Governo Federal.

Presidido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), o Comitê tem a participação de representantes da Casa Civil da Presidência da República e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

A reunião do Comitê foi conduzida pelo secretário adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP, Luis Felipe Salin Monteiro. Na apresentação sobre a evolução da Plataforma, criada em 2016, pela primeira vez foram incluídos dados sobre os usuário do Portal de Serviços.

No mês de março, mais de 930 mil pessoas entraram no Portal de Serviços. Desses, cerca de 80% são novos visitantes. A maioria dos cidadãos chegam ao Portal por meio da Barra de governo, mas cerca de 10% utilizaram algum mecanismo de busca. Além disso, desde o início do ano, foram criadas mais de 23 mil novas contas de acesso à Plataforma e, assim, aos serviços públicos disponíveis nela.

E cada vez mais serviços públicos estão passando pela transformação digital, em que a prestação ocorre por meio eletrônico, sem a necessidade de atendimento presencial. No primeiro trimestre de 2018, foram seis serviços públicos digitais foram incluídos na Plataforma.

Entre eles estão a emissão do Certificado Veterinário Internacional para viagens internacionais com animais de companhia; o credenciamento de laboratórios agropecuários, serviços prestados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e o cadastro de prestadores de serviços turísticos para pessoas físicas e jurídicas, do Ministério do Turismo.

Atualmente, dos 1.740 serviços disponíveis no Portal de Serviços, 40% já são totalmente prestados por meio eletrônico. E essa porcentagem tende a aumentar, pois 11 órgãos da Administração Pública federal direta e indireta já estão trabalhando para a transformação digitais dos serviços prestados.</s