Publicado em: 18/10/2017.

Evento foi realizado no auditório do Planejamento

Gestores e servidores das áreas de administração, gestões de pessoas e saúde dos órgãos do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) participaram, nesta quarta-feira (18), do seminário de “Promoção da alimentação Adequada e Saudável nos ambientes de trabalho”. O evento organizado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) teve o objetivo incentivar a criação de ambientes no serviço público que promovam escolhas alimentares saudáveis em todos os órgãos e entidades.

Na abertura do seminário, o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Fernando Siqueira, explicou que cuidar da alimentação é importante porque impacta na disposição dos servidores para o trabalho. “Esperamos que a gente possa fazer um debate que traga algumas reflexões para este relevante tema, pois uma alimentação saudável é fundamental tanto para o corpo quanto para a mente dos servidores”, complementou Siqueira.

A iniciativa se alinha à Portaria Normativa nº 7/2016, que institui as diretrizes da alimentação saudável nos ambientes de trabalho do serviço público federal. O objetivo é fazer com que os ministérios desenvolvam ações de educação alimentar e nutricional, práticas de hábitos de vida e alimentação saudável, avaliações de saúde dos servidores, entre outras estratégias.

A portaria é uma ação de Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade coordenada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que é coordenada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.