Publicado em: 14/09/2021.

Nova versão do ETP Digital será lançada em evento on-line nesta quarta-feira (15/9)

O Ministério da Economia (ME) lança nesta quarta-feira (15/9) a nova versão do Sistema Estudo Técnico Preliminar (ETP) Digital, voltado especificamente para contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pelo sistema de compras do governo federal. O evento será transmitido em webinar pelo YouTube às 16 horas. O objetivo é aprimorar a ferramenta, permitindo um melhor planejamento das necessidades de aquisições e análises de viabilidade técnica e econômica das soluções em TIC.

“O sistema de compras públicas do governo federal está em constante aprimoramento para gerar mais economia, agilidade nos processos e menor gasto público. Com essas melhorias no sistema de ETP Digital, estamos também possibilitando avançar nas contratações de produtos e serviços da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, o que levará a contratações mais precisas e padronizadas”, explica o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade.

O Estudo Técnico Preliminar (ETP) é um documento que integra a fase de planejamento da contratação pública. A nova versão permite a identificação e análise dos cenários para o atendimento das demandas de TIC a partir de campos específicos no sistema para esse tipo de compra.

“A versão mais recente do ETP Digital permitirá maior transparência para a equipe de planejamento, possibilitando o acesso a iniciativas similares conduzidas pelos demais órgãos. Também possibilitará que o órgão central do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) analise as informações de planejamento de forma qualificada e aprimore políticas na gestão e operação das contratações de soluções de tecnologia”, avalia o secretário-adjunto de Governo Digital do ME, Ulysses Melo.