Publicado em: 25/11/2021.

Licitação, que deve gerar uma economia de R$ 1,5 milhão, será realizada no dia 8 de dezembro

O Ministério da Economia (ME) divulgou nesta quarta-feira (24/11) edital para a contratação conjunta de Serviço de Dados Móveis e Voz (Chip) para telefonia móvel pessoal. A iniciativa foi resultado da análise do Plano de Contratações Anual (PCA), elaborado em 2020 pelos órgãos e entidades da Administração Pública federal para o exercício de 2021. Ao todo, 23 órgãos participarão da licitação, que deve gerar uma economia de R$ 1,5 milhão. O certame será realizado em 8 de dezembro.

Esta expectativa de economia é resultado tanto da redução dos custos administrativos a partir da centralização da compra quanto do ganho de escala, que diminuirá o valor unitário dos serviços que serão contratados. “Praticamos a centralização das compras há alguns anos, mas um dispositivo na nova Lei de Licitações também recomenda esse processo. Isto demonstra o alinhamento do normativo com as boas práticas”, afirma o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert.

Para o secretário, uma das fases mais importantes da licitação é o planejamento. “Se trabalharmos em conjunto, podemos reduzir os custos da Administração e investir em melhores serviços públicos para os cidadãos”, complementa. Toda a fase de planejamento da licitação já é realizada de forma digital no Compras.gov.br.

Serão contratados os seguintes serviços, de acordo com a tabela:

tabela X2.png

O certame ocorre também em função da necessidade de backup para serviços com franquia de banda larga esgotada, bem como para atender o novo perfil de consumo de banda larga diante dos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19.

A Ata de Registro de Preços deve ser publicada na segunda quinzena de dezembro, conforme cronograma disponível na plataforma GOV.BR.