Marca Zênite

Ministério da Economia lança consulta pública para modernizar gestão da frota de veículos por meio de tecnologia

Proposta objetiva contratar sistema que irá gerenciar tanto a frota própria quanto a locada e integrar fornecedores de transporte

O Ministério da Economia (ME) lançou nesta quarta-feira (30/6) consulta pública virtual da minuta de edital que servirá como base para a contratação de solução tecnológica para a gestão da frota de veículos própria e terceirizada de toda a Administração Pública Federal. Os interessados podem enviar suas contribuições até o dia 12 de julho. A nova solução deve ser implantada a partir de janeiro de 2022 pela Central de Compras.

“Queremos a participação dos fornecedores, gestores, servidores públicos e também dos cidadãos. Nossa proposta é integrar as sugestões desses públicos para aprimorar a nova ferramenta de gestão”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade.

De acordo com a minuta do edital, o sistema que irá gerir as frotas será viabilizado por meio de uma contratação de solução tecnológica única, com aplicativos para Android, iOS e plataforma web. A princípio, a solução digital será utilizada pela Administração Pública Federal direta, autarquias e fundações, podendo ser estendido o uso a outras entidades públicas de diferentes esferas e poderes.

O sistema será utilizado para gerir diversas formas de transporte terrestre administrativo como transporte por ônibus, cargas, documentos e autoridades, entre outras categorias previstas no Decreto nº 9.287/2018. A solução tecnológica poderá ser utilizada como um integrador de fornecedores de transporte ou como um sistema de gestão de frotas próprias.

A proposta do Ministério é ampliar a transparência, o controle e simplificar a gestão. “A expectativa com essa contratação é que a Administração Pública Federal otimize os serviços de transporte e reduza custos em ao menos 17%”, explica o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert. Atualmente, os gastos do governo nessa área estão em torno de R$ 280 milhões ao ano.

Os interessados em participar da consulta pública devem acessar o portal Participa + Brasil ou enviar dúvidas e contribuições para o email central.servicos@economia.gov.br. Nesta quinta-feira (1° de julho), às 14h30, será realizada uma live para apresentação do sistema pelo canal do Youtube do Ministério da Economia.