Publicado em: 11/11/2021.

Novo modelo deve revolucionar o transporte de autoridades, servidores, documentos e cargas de toda a Administração Pública federal

O Ministério da Economia (ME) vai modernizar o transporte de autoridades, servidores, documentos e cargas de toda a Administração Pública federal. Para isso, divulgou nesta quinta-feira (11/11) edital para a contratação de empresa para o fornecimento de um sistema que centralize a gestão dos serviços de transporte administrativo – uma evolução do TáxiGov.

A solução tecnológica servirá tanto como um integrador de fornecedores de transporte, por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicação), quanto como uma ferramenta de gestão de frotas próprias e locadas. A expectativa é iniciar a implantação do novo serviço a partir de março de 2022.

“Estamos levando o TáxiGov para todo o Brasil, uma experiência de sucesso desde 2017. Agora, chegou a vez de contratar uma solução que facilite a gestão do transporte como um todo, tanto da frota própria quanto locada”, explica o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert. “Este novo serviço revolucionará o transporte administrativo de todo o governo federal; será um único sistema, que também funcionará em dispositivos móveis, para a gestão das diversas formas de transporte terrestre”, complementa.

A proposta é modernizar tanto em termos de experiência para o usuário de transporte administrativo, quanto em relação à gestão. De acordo com o secretário, a realidade atual, com poucas informações consolidadas, dificulta a transparência e a gestão eficiente do transporte administrativo, o que será transformado pela geração de dados confiáveis e precisos.

TáxiGov

O trabalho de modernizar o serviço de transporte administrativo começou em 2017 com o TáxiGov. Até o momento, esse modelo já está presente em 212 órgãos e entidades. A implantação do programa já gerou uma economia de mais de R$ 32 milhões aos cofres públicos.

Outra vantagem do TáxiGov é a possibilidade de leilão de veículos. Desde o início do programa, 137 veículos já foram leiloados, o que gerou uma arrecadação de R$ 1,9 milhão. A partir da iniciativa, também houve a digitalização do serviço na Administração Pública, resultando em uma redução de 22% no tempo médio de atendimento.