Publicado em: 09/09/2021.

Ferramenta aprimora a governança das contratações, promovendo mais transparência, controle de processos e menor gasto

O Ministério da Economia lança na próxima segunda-feira (13/9) o módulo Gestão de Riscos do sistema de compras do governo federal. A nova ferramenta aprimora a eficiência dos gastos públicos por meio do gerenciamento dos possíveis riscos e ameaças que podem afetar o processo de compras, desde o planejamento até a entrega dos serviços ou produtos. A funcionalidade atende à nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e à Portaria Seges/ME nº 8.678/2021, que regulamenta a governança das contratações públicas no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. 

“Com o módulo de gestão de riscos, vamos garantir mais segurança e dar mais eficiência ao processo de contratação, visando obter melhores contratações para o atendimento aos objetivos da Administração Pública em prol da qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. 

O novo módulo permite a melhoria dos controles de contratações públicas com o acompanhamento da gestão de riscos em todas as etapas do processo, a edição dos riscos em tempo real  sem perdas das informações já vinculadas , e a possibilidade de reaproveitamento dos riscos em diferentes contratações, entre outras funcionalidades. 

“Empregar a gestão de riscos no planejamento das contratações evita prejuízos à Administração e torna as contratações mais resilientes, com maiores chances de sucesso”, ressalta o secretário de Gestão, Cristiano Heckert. 

Webinar 

Para apresentar o novo módulo Gestão de Riscos, o Ministério da Economia realizará um webinar na segunda-feira (13/9), às 9 horas. O evento será transmitido pelo canal no Ministério da Economia no YouTube.