Publicado em: 28/03/2019.

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão (Seges), realizou na quinta e sexta-feira (28 e 29/03) consulta pública para contratação de transporte terrestre dos servidores, empregados e colaboradores a serviço dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal nos municípios e regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo. 

O objetivo é aprimorar o termo de referência para a contratação do serviço, após o recebimento de sugestões dos potenciais prestadores do serviço. A licitação será gerenciada pela Central de Compras da Secretaria de Gestão.  

Melhoria da gestão

Podem participar da licitação cooperativas de táxis, aplicativos de transporte, serviços de locação com motoristas entre outras. A ideia é melhorar os mecanismos de gestão existentes e a qualidade do atendimento aos servidores usuários do serviço, com economia de tempo de atendimento e aumento da disponibilidade de veículos. 

O quantitativo global inicialmente estimado é de contratação de 3,5 milhões de quilômetros para São Paulo e de 10,8 milhões de quilômetros para Rio de Janeiro. Isso equivaleria a um montante estimado de R$ 46,4 milhões, sendo considerado o preço de referência de R$ 3,21 por quilômetro para um período de 12 meses, para os dois termos de referência. 

A expectativa é de que cerca de 46 instituições públicas, nos dois estados, poderão migrar para o novo modelo de serviço. 

No Distrito Federal, o projeto Táxigov atende, desde fevereiro de 2017, órgãos da administração direta, o que reduziu em mais de 60% os gastos com transporte de servidores.