A contratação e o uso do serviço de computação em nuvem pelos órgãos da Administração Pública Federal entram na fase de consulta pública. Aberta a qualquer cidadão interessado no assunto, <a class="external-link" href="http://www.participa.br/contratacao-de-servicos-de-computacao-em-nuvem/computacao-em-nuvem" style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; vertical-align: baseline; outline: none; text-decoration-line: none; color: rgb(58, 112, 209); border-bottom: none; font-size: 0.9em;" target="_self" title>a consulta fica aberta até 7 de maio.  

O projeto faz parte da Plataforma de Cidadania Digital e implementa iniciativas constantes na E-Digital e na EGD. Por meio da contratação de computação em nuvem, o Governo Federal pretende acelerar a transformação digital dos serviços públicos oferecidos ao cidadão brasileiro.

O prestador deverá oferecer aos órgãos maior elasticidade à infraestrutura de TIC, garantindo nível adequado de disponibilidade e de segurança para as aplicações e informações armazenadas nesse ambiente.

O modelo de contratação foi debatido com o Tribunal de Contas da União e está desenhado de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Gabinete de Segurança da Informação da Presidência da República (Norma Complementar nº 14/IN01/DSIC/GSIPR1), que definiu o tratamento da informação em nuvem nos órgãos da Administração Pública Federal.

VANTAGENS

<spa