A Secretaria de Orçamento Federal do  Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) disponibilizou, nesta segunda-feira (23), o Manual Técnico do Orçamento (MTO) para o exercício de 2019. O manual é um importante instrumento de apoio aos processos orçamentários da União utilizado por quem trabalha na área. 

A partir do MTO 2019, os usuários do manual podem realizar consultas online, baixar o manual completo e/ou gerar documento PDF de capítulos específicos.

A novidade visa facilitar a forma de acesso às principais orientações sobre a elaboração do Orçamento Geral da União.

?O manual é atualizado anualmente, preferencialmente, no início do processo de elaboração da proposta orçamentária do ano seguinte. Além disso, à medida que os processos orçamentários são atualizados ou a legislação é modificada, o MTO é revisto.

<a class="external-link" href="https://www1.siop.planejamento.gov.br/siopdoc/doku.php/mto:mto_inicial" style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; vertical-align: baseline; outline: none; text-decoration-line: none; color: rgb(58, 112, 209); border-bottom: none; font-size: 0.9em;" target="_self" title>Acesse o manual de 2019 e anos anteriores