Publicado em: 09/02/2022.

Interessados precisam apenas de três passos para entrar nas licitações da Administração Pública

Empresas e pessoas físicas interessadas em vender para a Administração Pública precisam de somente três passos para se credenciar no Sistema de Compras do Governo Federal – o Compras.gov.br: fazer o download do aplicativo (disponível tanto para Android quanto para IOS), entrar com o login utilizando as credenciais do GOV.BR e inserir o CNPJ ou CPF. Após o credenciamento, que é uma fase obrigatória, já é possível participar das licitações no sistema desenvolvido pelo Ministério da Economia (ME). Até o momento, já foram realizados mais de 93 mil downloads do aplicativo pelos fornecedores do Compras.gov.br.

“Nós estamos modernizando e descomplicando as compras públicas. Nunca foi tão fácil para empresas e pessoas físicas participarem das licitações do governo”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade. “Com o uso da tecnologia e a facilidade que ela proporciona, conseguimos atrair mais interessados em vender para o governo, aumentando a competição entre fornecedores e, dessa forma, conseguimos as melhores contratações para a Administração Pública”, ressalta.

Para facilitar ainda mais a participação dos futuros fornecedores do governo nos processos de licitação, o aplicativo permite inserir as linhas de fornecimento e as regiões de interesse. Assim, o sistema faz a notificação de todas as oportunidades de negócios para o fornecedor, possibilitando, inclusive, a marcação dessas ações como favoritas e a inserção do evento no seu calendário. “Tudo isso de uma forma muito simples e com diversos filtros para atender ao seu negócio. E, o melhor de tudo, é de graça”, completa o secretário especial.