Publicado em:  08/05/2018

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) ampliou o prazo para envio de sugestões sobre contratação e o uso do serviço de computação em nuvem pelos órgãos da Administração Pública Federal. As colaborações podem ser enviadas até a próxima sexta-feira, 11, por meio do Participa.br.

Além da consulta pública, será realizada na quinta-feira, 10, reunião presencial aberta à participação dos interessados. A reunião será na sede da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic/MP), localizada na SEPN 516 Bloco D Lote 8, sala 193, a partir das 14h.

Vantagens

Computação em Nuvem é um modelo que permite acesso sob demanda, por meio da rede mundial de computadores, a um conjunto compartilhado de recursos computacionais configuráveis (redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços) que podem ser rapidamente provisionados e disponibilizados com o mínimo de esforço de gerenciamento ou de interação com o provedor de serviços.

Entre as vantagens da contratação de um serviço de computação em nuvem está a redução de gastos com infraestrutura de tecnologia. A empresa contratada deve prover o serviço de nuvem e o desenvolvimento e manutenção das aplicações para a plataforma. Também deve prover meios de garantir que a infraestrutura esteja sempre disponível para uso.