Publicado em: 01/04/2019.

A compra de produtos e a contratação de serviços no Governo Federal ficarão mais rápidas, simples e seguras. Uma nova ferramenta de busca foi desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia para padronizar e facilitar a pesquisa de itens a serem adquiridos e licitados. O objetivo é definir melhor as especificações dos produtos no Catálogo de Materiais e Serviços do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg). Essa mudança é mais uma iniciativa do governo para melhorar a qualidade dos dados no sistema de compras. O portal de compras pode ser acessado no endereço http://www.comprasgovernamentais.gov.br​.

“A organização das informações e a indicação correta dos itens a serem pesquisados facilitam a comparação de preços. Quanto mais padronizados forem, maior economia, controle e transparência teremos nessas aquisições”, explica o secretário de gestão, Cristiano Heckert.

Os grupos de itens mais comprados pelos órgãos da Administração Pública Federal foram padronizados e qualificados pelo Departamento de Normas e Sistemas de Logística (Delog) da Secretaria de Gestão. Entre eles estão água, iogurte, leite, ovos, queijos, peixes e frutos do mar e serviços de tecnologia e informática.

Nessa mudança foram suspensos 47 mil itens que não foram usados nos últimos dois anos. “Fizemos uma verdadeira higienização do cadastro. No caso da compra de água havia 890 itens de fornecimento diferentes. Conseguimos reduzir para 20”, exemplifica o coordenador-geral dos Sistemas de Compras Governamentais, Daniel Rogerio. Segundo ele, a indicação correta dos itens aumenta a chance de obter melhores preços nas aquisições. Futuramente, a ferramenta será integrada ao módulo de compras do Portal de Compras Governamentais aperfeiçoando o cadastro das licitações.

Conheça como funciona a nova ferramenta de busca.