Destaque para a criação de canal específico sobre Covid-19, que recebeu 140 mil manifestações, distribuídas por 288 instituições federais

A Ouvidoria-Geral da União (OGU) divulga, nesta terça-feira (30/03), o Relatório de Gestão 2020, que consolida dados relacionados às atividades de ouvidoria junto à Controladoria-Geral da União (CGU) ao longo do ano passado e reúne a análise das manifestações recebidas, quantitativos, principais motivos e apreciação dos pontos recorrentes.

O relatório registra o recorde de 33.795 manifestações recebidas pela OGU, das quais 8.827 foram tratadas pela CGU e 24.968 foram encaminhadas a outros órgãos competentes, representando aumento de 130% em relação ao exercício anterior. O número reflete os resultados de um ano atípico, marcado pelos efeitos da Covid-19, cujo o impacto foi evidente nos assuntos tratados no período, com a predominância desse tema apontado pelos manifestantes.

Canal específico 

A pandemia gerou importantes mudanças nos processos de trabalho. A OGU criou um canal específico para recebimento de manifestações sobre Covid-19 na plataforma Fala.BR, que abrange todos os órgãos e entidade do Sistema de Ouvidorias (Sisouv). Com base nos dados coletados, foram produzidos relatórios  e informes de denúncias para as unidades de apuração.

O esforço estendeu-se por quase 140 mil manifestações, distribuídas por 288 instituições federais. Os relatórios com as informações consolidadas sobre esse canal, num total de 66, foram enviados ao Comitê de Crise para a Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19.

Além disso, a fim de aumentar a tempestividade das ações de controle decorrentes das denúncias relacionadas ao tema Covid-19, foi estruturada força-tarefa no âmbito da Unidade Regional da CGU no Estado do Ceará, gerando 105 informes internos que apontaram supostos desvios da ordem de R$ 919 milhões em 75 municípios, 25 estados e envolvendo 156 empresas.

Melhorias

O relatório faz referência à melhorias adotadas na gestão da própria OGU, como a avaliação periódica da qualidade das respostas no âmbito da unidade, com vistas a correções e orientações à equipe, bem como a finalização do manual operacional, documento que garante segurança e padronização no tratamento de manifestações.

Também foram ampliados os controles relacionados às manifestações, com desenvolvimento de funcionalidades no Fala.BR e checagem tripla de prazos. Como resultado, verificou-se redução nas perdas de prazo: 2,37% em 2019 contra 1,63% em 2020.

O Relatório registra, ainda, o início do piloto do módulo de triagem do Fala.BR para a CGU, que permitirá a tramitação interna de manifestações pela plataforma, com rastreabilidade e segurança.