Publicado em: 27/06/2018

levantamento_BannerPortal.png

 

A Administração Pública Federal (APF) ainda está em estágio básico de governança de TI. É o que aponta um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) a partir de dados coletados em 2016 com 339 instituições públicas federais. Os dados agora são públicos e podem ser consultados por meio de um painel interativo.

Os dados coletados e que estão disponíveis no painel deram origem ao Índice de Governança de TI (iGovTI) – nota entre 0 e 1 que indica o nível de aderência da organização às práticas de governança e gestão de TI constantes de um questionário aplicado pelo TCU.

O levantamento analisou seis perspectivas em relação a tecnologia da informação: Liderança da alta administração; Estratégias e planos; Informações; Pessoas e Resultados de TI. A média da APF foi de 0,49, classificada como baixa pelo índice.

Recorte do painel de Governança de TI

No painel é possível visualizar os resultados de todas as instituições analisadas por segmento de atuação, grupo, função de governo, estágio de capacidade em governança de TI, dentre outras visões. É possível também consultar cada uma das respostas apresentadas pelas organizações, o que permite uma avaliação mais detalhada das situações individuais.

A disponibilização do painel, além reforçar a relevância dos dados coletados nos levantamentos realizados pelo TCU, tem como objetivo ampliar a transparência sobre governança e gestão de TI na APF, prover maior possibilidade de colaboração por parte dos usuários dessas informações e aprimorar a qualidade dos dados coletados e dos índices calculados.

O painel foi desenvolvido pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti), em parceria com a Secretaria de Gestão de Informações para o Controle Externo (SGI) e c