Publicado em: 15/12/2017.

Plataforma virtual do CNPq será base de informações para capital intelectual da Administração Pública Federal (APF)

A Plataforma Lattes, ferramenta virtual do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será a solução tecnológica para um banco de talentos de servidores públicos federais. A medida é resultado de um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e o CNPq nessa quinta-feira (14).

A implementação de um banco de talentos, segundo o secretário de Gestão de Pessoas, Augusto Chiba, representará um ganho para o servidor público. “Por meio de um processo seletivo mais qualificado e isento, haverá a modernização e profissionalização da gestão pública”. “A inciativa agregará valor e implicará na melhoria do serviço público, por meio do aproveitamento das competências de servidores que compõem o quadro da APF”, acrescentou Chiba.

O banco de talentos, que será integrado ao Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE), vai consolidar uma base única de registros que permitirá identificar e gerenciar a evolução das competências dos servidores. Poderá também ser utilizado para seleção e alocação de servidores, contribuindo para a identificação de profissionais aptos a exercerem funções de liderança e/ou funções que requeiram perfil específico.

Estiveram presentes no evento de assinatura do acordo o secretário-adjunto, Fernando Siqueira, outros representantes do Ministério do Planejamento e diretores do CNPq.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/parceria-entre-planejamento-e-cnpq-preve-solucao-tecnologica-para-banco-de-talentos