Publicado em: 19/07/2017.

Solução de Big Data simplificará compartilhamento de dados governamentais

A Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData) foi apresentada nesta quarta-feira (19) durante o evento Encontro Telesíntese n° 48, em Brasília. A solução de Big Data do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) tem o objetivo de simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais. A Govdata foi desenvolvida numa parceria do MP com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

“A GovData visa incluir as principais bases de dados do governo num mesmo ambiente digital para auxiliar os gestores públicos no desenvolvimento de políticas públicas. Esta solução tem ainda o objetivo de agilizar o acesso e o uso das informações governamentais e diminuir os custos para os órgãos”, afirmou Angelino Caputo, secretário-adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP. Segundo Caputo, o uso da GovData pode reduzir em até dez vezes os gastos do governo na área.

Além de acessar diferentes bases de dados, a GovData permite ainda a utilização da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e também a operação de ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. Entre os benefícios da solução estão o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, o reuso das informações, a racionalização do gasto público e ampliação da oferta de serviços públicos digitais.

Estão disponíveis na GovData as 20 bases de dados mais acessadas do governo federal. Entre elas o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Em breve, mais dez bases serão disponibilizadas para os usuários da solução.

A GovData é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.