A publicação "Dimensionamento na Administração Pública: uma ferramenta do planejamento da força de trabalho" foi disponibilizada nesta quinta-feira (5) pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O livro, uma parceria do Ministério com a Universidade de Brasília (UnB), é uma das ações do Projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho, que visa determinar a quantidade de pessoas necessárias para realizar determinadas entregas ou tarefas.

A proposta é usar uma nova metodologia para melhorar a qualidade e eficiência do serviço público a partir da obtenção de informações mais seguras sobre a força de trabalho e as necessidades futuras de concursos públicos.

Outro benefício desse novo modelo é a diminuição do tempo gasto para a análise da força de trabalho. Atualmente, esse estudo é realizado em dois anos. Com a metodologia, será feito em três meses. O projeto, que neste momento está sendo customizado para cinco órgãos, deve gerar uma economia de R$ 40 milhões por ano nos próximos cinco anos.

A publicação, que teve editoração da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é primeiro volume de uma série de seis livros que serão publicados sobre o projeto.?