Publicado em: 30/06/2017.

Palestra apresentou a iniciativa e reuniu gestores públicos em Brasília

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizou, na tarde desta sexta-feira (30), mais uma capacitação sobre o GovData – iniciativa de integração de bases de dados do Governo Federal.

Mais de 70 gestores públicos e analistas de TI participaram da iniciativa e, na ocasião, a Plataforma foi apresentada e foi feito novo convite para que os órgãos façam uso do GovData, que irá disponibilizar 30 bases para a Administração Direta.

O diretor de pesquisa da empresa Gartner, João Tapadinhas, que atua em pesquisa tecnológica e análise de dados, apresentou cases de países e governos que avançaram na disponibilização de dados e que integraram suas bases de informações a fim de aperfeiçoar suas políticas públicas. Para o especialista, “o grande ganho que países como Inglaterra e Alemanha tiveram nos últimos anos com o alinhamento de informações foi o avanço na oferta de serviços com eficiência, além de economia de recursos com a execução correta dos programas sociais”.

Saiba mais: http://www.planejamento.gov.br/govdata

GovData

A Plataforma de Análise de Dados do Governo Federal (GovData) tem o objetivo de simplificar o acesso, compartilhamento e avaliação de gestores públicos a diferentes dados governamentais. A nova plataforma é uma das ações resultantes do Decreto nº 8.789, que dispõe sobre o compartilhamento de bases de dados na administração pública federal.

Neste novo ambiente digital, será possível ter acesso a diferentes bases de dados, infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e também às ferramentas necessárias para realizar o cruzamento de informações. Tudo isto em uma única plataforma. A solução possibilita auxilia o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas, permite o reuso das informações, racionaliza o gasto público e amplia a oferta de serviços públicos digitais.