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Portal da transparência: Cidadãos podem receber alertas sempre que informações forem atualizadas

Publicado em: 19/08/2019.

Com o objetivo de promover o controle social sobre o uso dos recursos públicos, a Controladoria-Geral da União (CGU) ampliou e aprimorou a ferramenta de notificações do Portal da Transparência do Governo Federal. A partir de agora, é possível receber alertas, por e-mail, sempre que informações sobre “Despesas” e “Contratos” do governo federal forem atualizadas no Portal. O serviço já era válido para o acompanhamento dos convênios federais nos municípios.

Para receber as notificações e acompanhar as informações, os cidadãos podem se cadastrar por meio da seção Receba Notificações, acessível pelo menu horizontal superior ou pelo botão fixo (formato de envelope) ao lado direito do site. Nela, é possível assinar o serviço para acompanhar todos os gastos relacionados à determinada despesa pública, por exemplo, por programa de governo, como “Mais Médicos” e “Brasil Sem Miséria”. Outras opções são o acompanhamento por órgão ou por função/subfunção orçamentária. Nesses casos, o tipo de notificação pode ser escolhido entre as fases de empenho (promessa de pagamento) ou pagamento.