Marca Zênite

Portal de Compras integrará o portal único do Governo Federal (Gov.br)

O portal de compras governamentais será migrado para o portal único do Governo Federal “gov.br” na data provável de 26 de agosto. O novo endereço para acessar todo o conteúdo disponível será gov.br/compras, o qual também poderá ser acessado diretamente pelo portal único gov.br.

No último mês, aproximadamente 400 mil usuários acessaram o portal de compras, totalizando 1,7 milhão de acessos. O processo de migração será automático. Quando os usuários acessarem a página atual (www.comprasgovernamentais.gov.br) serão redirecionados automaticamente para o novo endereço eletrônico.

Essa migração faz parte do projeto de unificação dos canais digitais do governo federal, previsto no Decreto nº 9.756/2019, o qual determina que todos os órgãos e entidades da administração federal deverão mudar para o Portal gov.br até o final de 2020.

O Portal gov.br foi desenvolvido como porta de entrada única para facilitar o acesso do cidadão aos serviços e informações do governo federal na internet, criando uma experiência padrão de navegação. Além disso, a centralização do desenvolvimento e manutenção de sites gera economia para os cofres públicos.

O Diretor de Logística da Secretaria de Gestão, Wesley Lira, destaca que “Essa é mais uma ação que vai simplificar o acesso da sociedade, dos fornecedores e dos gestores públicos às informações de compras públicas. A estrutura de conteúdo do novo portal, que em 2020, teve mais de 9.5 milhões de acessos, será aperfeiçoada e o acesso será facilitado”.

Além disso, o Coordenador-Geral dos Sistemas de Compras Governamentais, André Castro, afirma que “Estão sendo adotados procedimentos para que o usuários consigam acessar, de forma direta, aqueles serviços mais acessados. Essa será uma dinâmica do novo portal, onde se busca entender o comportamento do usuário e adaptar o produto nessa perspectiva. Ainda, com a nova tecnologia empregada, teremos mais liberdade e velocidade nas adaptações para responder às necessidades de navegação e comunicação do dia a dia.”

O antigo portal continuará disponível, mas com acesso apenas pelo novo portal para dificuldades específicas de se encontrar certos tipos de conteúdo. Adicionalmente, devido à migração, o atual portal de compras poderá passar por instabilidades na próxima semana.

Caso haja dificuldades ou sejam identificados quaisquer problemas junto ao portal, solicitamos que sejam abertos chamados junto à nossa Central de Atendimento, por meio do portal www.portaldeservicos.planejamento.gov.br ou pelo telefone 0800 978 9001.