Publicado em: 23/05/2019.

A primeira oficina de transformação digital da rede gov.br reuniu durante três dias (21 a 23/5), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), representantes dos governos dos estados que já fazem parte da iniciativa, como o Rio Grande do Sul, e até daqueles que ainda podem aderir, como o Distrito Federal e Goiás.

O gestor Marcelo Jesus, da Secretaria de Administração de Goiás, caracterizou a experiência do Rio Grande Sul como motivadora: “Os gaúchos estão, na minha percepção, à frente do nosso estado e o encontro serve de inspiração e troca de experiências”.

Já José Ignácio Jaeger Neto, da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs), reconheceu que existem níveis de maturidade diferentes nos estados e que seu estado ainda tem muito a fazer. “Mas para todos nós vale a pena, porque podemos aprender com os outros e trocar experiências com quem está começando”, declarou.  Jaeger Neto destacou, ainda, a possibilidade de parcerias tanto com o governo federal quanto com os outros estados.

Encontro reuniu representantes de governos dos estados que já trabalham na digitalização dos serviços. Brisa Queiroz/ ME
Encontro reuniu representantes de governos dos estados que já trabalham na digitalização dos serviços. Brisa Queiroz/ ME

Entre as práticas que podem replicar em seu estado, o goiano Marcelo Jesus citou o censo de serviços públicos, que foi realizado no governo federal entre 2017 e 2018. O levantamento, inédito no Brasil, resultou na descoberta de mais de 2,8 mil serviços públicos prestados pela administração pública federal, atualmente reunidos em um único portal, o serviços.gov.br.

A participação dos representantes do Governo do Distrito Federal na oficina, nas palavras de Felipe Teixeira, da Casa Civil, é um primeiro passo para aderir ao governo digital. “Temos muitos serviços espalhados e que ainda são analógicos, então, estamos absorvendo muito conhecimento para poder transformar nossos  serviços em digitais”, destacou.

O secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, destacou a importância da participação de todos as unidades federativas na rede, em mensagem apresentada no encerramento do encontro.  “A ideia é que todos os estados brasileiros possam fazer parte dessa rede, que vai compartilhar experiências, tecnologia, infraestrutura e conhecimento para melhor atender o cidadão brasileiro”, afirmou.