A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou na quinta-feira, 29/11, a revisão sobre as iniciativas de transformação digital do Governo Federal. O Digital Government Review of Brazil – Towards the Digital Transformation of the Public Sector analisou políticas, programas e projetos de governo digital do Brasil, além de fornecer recomendações para avançar nesse tema, com base nas melhores práticas e experiências da Organização.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Luis Felipe Monteiro, elogiou o processo de avaliação da OCDE, com bastante diálogo com as equipes que trabalham com a transformação digital do governo. Ele informou que as recomendações da Organização não são como uma “receita de bolo”, mas, sim, que o relatório aponta alternativas e sugere caminhos, baseados nas experiências de outros países.

Luis Felipe Monteiro ressaltou ainda que o governo brasileiro já vem seguindo algumas das recomendações. “Não porque vieram da OCDE, mas porque é o que mais faz sentido, e nós concordamos”, afirmou. Nos últimos anos, o Governo Federal vem desenvolvendo plataformas compartilhadas e incentivando a integração entre os órgãos da administração pública, entre outras ações. Com isso, está conseguindo impulsionar a transformação digital do Governo Federal.

Oportunidades

A OCDE reconheceu que o governo brasileiro evoluiu ao priorizar a integração entre os diversos sistemas dos órgãos de administração pública para melhorar a prestação de serviços aos cidadãos. O relatório aponta que há uma oportunidade para acelerar ainda mais a transformação digital do setor público, mas, para isso, é preciso haver mais colaboração entre os órgãos, a partir de uma liderança com perfil estratégico com habilidades de interação e capacidade para coordenar e implementar as iniciativas.

O relatório abordou a necessidade não só de atração e retenção de profissionais de tecnologia da informação no setor público, mas também de desenvolvimento de habilidades digitais dos profissionais de outras áreas, além da conscientização dos  gestores de políticas públicas sobre os desafios e oportunidades da transformação digital.

O lançamento da publicação foi realizado no último dia da 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública. Uma prévia do relatório havia sido apresentada em maio de 2018, durante o seminário Perspectivas para o Governo Digital no Brasil, promovido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

A chefe da unidade de Governo Digital e Dados Abertos da OCDE, Barbara Ubaldi, que supervisionou o projeto, disse estar muito feliz pelo lançamento do Relatório ter sido parte dessa semana tão importante. A 4ª Semana de Inovação em Gestão Pública foi realizada entre 26 e 29 de novembro e reuniu especialistas em governo digital do Brasil e do mundo para discutir o “Serviço público para o futuro”.